terça-feira, 2 de março de 2010

Chandra

Estátua de Chandra
(séc. XIII, British Museum)
Chandra, o deus da lua, nasceu enquanto os deuses criadores hindus mexiam o mar de seiva. Por essa razão, também é conhecido como Soma, a bebida sagrada dos deuses (semelhante à ambrosia grega). Chandra minguava porque todo os dias os deuses pegavam um pouco de Soma, e voltava a crescer quando o deus Surya levava água para restaurar-lhe as forças. É descrito como um belo jovem de pele era branca como a seiva que tinha em suas mãos uma lótus e algumas espadas. Dirigia a carruagem lunar (a própria Lua) puxada por dez antílopes brancos (ou cavalos).

Por vir da seiva, era considerado um deus da vegetação e também um deus da fertilidade ao ser responsável pelo orvalho que cai a noite e é capaz de gerar vida na natureza. Por isso, quando um casal deseja ter filhos, orava para Chandra. Era dito que Buda era seu filho com a deusa Tara.

Seu nome significa "radiante" e também era chamado de Rajanipati (Senhor da Noite), Kshuparaka (Aquele que ilumina a noite) e Indu (Gota brilhante, o primeiro chakra). Era considerado um graha, uma força cósmica capaz de determinar o comportamento dos seres vivos. Graha também pode significar "planeta", referenciando a influência dos astros na vida terrestre. Na astrologia védica, Chandra reina sobre o signo de Câncer, e é responsável pela mente, pelas emoções e pela sensibilidade. Alguns atributos associados:

  • ANIMAL: Antílope e coelho
  • ALIMENTO: Arroz
  • DIA: Segunda-feira
  • COR: Branca
  • ELEMENTO: Água
  • METAL: Prata
  • PEDRA: Pérola e selenita
  • ESTAÇÃO: Inverno
  • DIREÇÃO: Noroeste

6 comentários:

  1. GENIAL esse seu blog. PARABÉNS! Logo mais volto pra comentar especificidades. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber, em uma mapa que vi anteriormente, que Chandra é meu regente.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana. Adoro tudo que se refere a(s) Lua(s) 🌒. Os diversos nomes: noctiluca, Jaci, lucina. Chandra

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de aprofundar mais a história.
    Você tem mais artigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente não, mas estou sempre em busca de novas informações. caso encontre, farei atualização aqui. se quiser, dê uma checada nas abas superiores Biblio+Graphos e Links+ que possuem várias referências.

      Excluir