“Essa história aconteceu numa noite de lua cheia. Uns diz que é superstição, coisa da roça, mas otros diz que não, que isso aconteceu. Quem teve lá me contou essa história assim. E disse: ‘Juro que vi!’“É assim, como se estivéssemos ouvindo uma história à beira da fogueira, que começa o primeiro vídeo da série Juro que vi, sobre o Curupira. Ao todo são cinco curtas de animação, produzidos pela MultiRio – empresa de multimeios do Rio de Janeiro ligada à Secretaria Municipal de Educação – entre 2003 e 2009, que contam a história de personagens icônicos do folclore brasileiro. Além de retratar as lendas nacionais, os vídeos também mostram uma preocupação com toda a parte ambiental, de preservação da fauna e flora, além de questões relativas a cidadania.
O CURUPIRA
O BOTO
O SACI
O MATINTA PEREIRA
A IARA
Excelentes vídeos para a garotada!
Todas as iniciativas que surgirem voltadas para a divulgação do folclore brasileiro serão sempre aplaudidas por mim e milhares de outros professores.
ResponderExcluirLivros e filmes sobre a mitologia de outros povos são sucesso de vendagem e de bilheteria. Ótimo, o horizonte cultural amplia-se. Porém, não podemos esquecer a riqueza de nossas lendas e tradições.
Ah, antes que eu esqueça: "juro que vi"!